O título tema deste blog é meu slogan profissional,
ele tem funcionado muito bem, pois retrata bem a minha filosofia de vida de ‘servir
as pessoas’ no que elas mais precisarem em seus negócios.
Evidente que tal ‘slogan’ tem como intuito oferecer
as pessoas todo meu conhecimento de gerir quaisquer tipos de negócios, uma vez
que sou especializado em explorar novos empreendimentos, me presto também para orientar
pessoas com seus negócios a beira da falência, resgatando a auto-estima do
empreendedor bem como tornar seu negócio rentável.
A questão ‘delicada’
deste meu slogan é quando as pessoas “pensam” que sou seu ‘terapeuta’, e
confundem soluções empresariais com soluções pessoais, enxergando em mim, um ‘personal
friend’ um termo relativamente novo, ou um amigo personalizado.
Recentemente tenho feito cursos de aperfeiçoamentos,
como coaching, gestão de conflitos e Atendimento ao cliente, e em todas elas
tenho que lidar com seres humanos, eu confesso gostar muito desta área, no
entanto e a questão fundamental que está me causando insônias, é que ‘uma coisa
e uma coisa, e outra coisa é outra coisa’!(risos)
Depois de formado em ADM, tenho feito cursos relativos
ao assunto para agregar e fortalecer o meu currículo bem como me atualizar, mas
não tenho feito cursos no campo da psicologia comportamental.
Eu brinco muito com o pessoal que sou um ‘psicólogo
de boteco’, pois sou um bom ouvinte e apesar de não saber aconselhar as pessoas,
elas se sentem aliviadas comigo pelo próprio desabafo.(eu acho)
De todo não sendo verdadeiro quando menciono que ‘não
sei aconselhar’ porque de vez enquanto dou uns ‘conselhinhos’ básicos, porque
algumas das situações alheias humanas, nós próprios já experimentamos em nossas
vidas, então fica fácil dizer quaisquer coisas, que tais ‘pessoas necessitadas’
encarem como um “conselho” prático.
E o que tenho percebido mais nas pessoas
conflitantes é que a maioria delas são carentes, pessoas emocionalmente
magoadas que “permitem” saírem do racional para “tocarem” seus negócios com
clareza, tais pessoas ficam confusas, saindo da razão e levadas pelo emocional
conflitante acabam fazendo ‘merda’ em seus negócios.
‘Seria de boa’ se pessoas soubessem separar o ‘trigo
do joio’, se elas aprendessem que assuntos profissionais nunca devem ser
misturados com assuntos pessoais.
Pois isso quase sempre dá em merda, principalmente
negócios de famílias, quando a disputa pelo ‘poder’ de quem manda mais entre os
filhos é uma constante e uma ruína iminente.
Com toda a minha ‘experiência prática’ em lidar com
tais ‘desinteligências’ humanas, acredito que tenho absorvido de forma natural
alguns aprendizados relevantes que tem me agregado valores nunca antes
aprendido em toda a minha vida, ou em nenhuma faculdade ou cursos técnicos.
Estou falando da flexibilidade da minha própria
personalidade de me “moldar” com a personalidade da pessoa com quem falo, aqui
podemos chamar de empatia.
Quando nos transportamos na ‘pele dos nossos
clientes’, ou escutamos os problemas alheios como se fossem nossos, fica mais
fácil para solucionarmos quaisquer dificuldades consideradas insolúveis por
eles, ‘porque diferentemente deles’, conseguimos enxergar com imparcialidade e
longe da cegueira irracional da visão sentimental, encontrando soluções práticas
‘tão rápida quanto ela apareceu pela primeira vez’ na empresa ou
empreendimentos deles.
Mas o motivo reflexivo deste blog é que está sendo
muito gratificante para mim e que de vez enquanto fico pensando que deveria ter
feito psicologia em detrimento da administração de empresa, não que eu não
goste de ADM, na verdade amo de paixão administrar, é que às vezes, e por ser
um ser humano como outro qualquer, entro em “parafuso’ comigo mesmo, pois resolvo
problemas administrativos, “administrando” conflitos pessoais da pessoa responsável
pelo negócio.
E ao invés de dar conselhos genuinamente
administrativos acabo dando conselhos “emocionais” dignos de um ‘psicólogo de
boteco’! (risos)
Paulo RK
Nenhum comentário:
Postar um comentário