Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Fazendo a vida valer por cada nota recebida

Eu não sei o quanto você valoriza a sua vida tal como ela é. Mas uma coisa eu tenho certeza, as pessoas só dão valor quando são desenganadas pelos médicos, tomando o conhecimento de que a qualquer momento elas podem se apagar. “APAGAR”, essa é a expressão mais próxima da morte que eu já presenciei, e testemunhei com pessoas que um dia eu amei nesta vida. É como estarmos assistindo a televisão e de repente alguém tira o fio da tomada, ela se apaga, o silencio e o vazio que se seguem a seguir, é extremamente sinistro, não podendo fazer absolutamente nada, quando é chegada o momento da partida. A graça de toda essa realidade, é que tem gente que pensa que são eternos, e se dão ao luxo de não fazer o que elas mais gostam em vida, para economizar dinheiro. Não estou desestimulando fazer economias para prevenir certos imprevistos da vida, mas guardar dinheiro em detrimento das coisas que te faz feliz, e consequentemente se sentir mais vivo, é absolutamente desnecessário. Porque o dinheiro é um recurso, como outro recurso qualquer, e foi criado para nos proporcionar, a alegria de poder desfrutar tudo que a vida nos oferece de melhor. Então qual seria o sentido de guardar dinheiro debaixo do colchão, sem desfrutar dos seus benefícios? Não quero parecer critico as pessoas que fazem isso, de repente o prazer delas é trabalhar e acumular esse material, que todos cobiçamos. Mas ainda que eu pense, ou defenda a ideia, ‘de cada um com seu cada um’, não consigo aceitar o modus operandi dessas pessoas. Afinal de contas, algumas delas não conseguem ser felizes e não poderiam, pois a vida é feito de momentos, e não dependem apenas da quantidade de objetos, que acumulamos em todas as nossas vidas. A vida é generosa com todos, se você tiver pouco dinheiro, mas muita vontade de ser feliz, e procurar alternativas, descobrirá um jeito de estar fazendo coisas, que mais gosta, sem ter que gastar a mais. Então é ‘simples assim’ você se sentir vivo, fazendo coisas que gosta e dentro da tua própria realidade. Seja você uma pessoa rica ou pobre, a questão sempre será o quanto você deseja ser feliz nesta vida! Sou financeiramente pobre, daquelas pessoas que vive do trabalho para pagar muitas contas, e só para me alimentar adequadamente. Deixo de fazer muitas coisas como a prática de esportes radicais, no entanto, não me permito a frustração, por não poder. Porque como mencionei, a vida é generosa e apesar da minha realidade escassa em recursos financeiros, ainda assim, eu posso estar fazendo todas as coisas que eu gosto e me sentir vivo a cada dia, dos 365 dias do ano. Não estou sendo contraditório, o raciocínio é bem simples; “não podemos fazer tudo nesta vida, mas podemos valorizar tudo que está ao nosso alcance, e fazer a vida valer por cada sopro e folego que ainda nos restam”. Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário