sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Você tem problemas? Parabéns, sinal de que você está vivo!
Ouvimos muitas pessoas reclamarem que estão cheias de problemas, e o desabafo da grande maioria, é que elas prefeririam uma vida sem maiores complicações.
Vamos tentar analisar juntos e dentro da lógica, as origens de todos os nossos problemas.
Consideramos “problemas” tudo aquilo que nos incomoda, ou tudo o que nos contraria nesta vida.
Não importa o seu tamanho, pois toda forma de obstrução, causará transtornos emocionais desagradáveis.
Mas por que será que as pessoas teimam tanto na ignorância de não querer saber, os ‘porquês’ das coisas, que nos fazem sofrer tanto?
Ao invés, de serem mais racionais com seus problemas, e assumir as devidas responsabilidades, preferem cultivar sentimentos de “auto piedade”, fazendo se de vitimas.
Cruzando os braços, passam a lamentar, atribuindo todos os tipos de culpas e infortúnios que lhes acontecem para as outras pessoas, e para a própria vida.
Mas a vida não é cruel, ela não é o nosso maior algoz, ela sempre foi a nossa maior aliada, pois em muitos casos, quem nos coloca em determinadas “enrascadas”, somos nós mesmos.
É fácil culpar o governo, a sociedade, as pessoas e algumas são tão insanas, que culpam até deus, um ser que ainda reside no imaginário de muita gente.
Levadas pelo desespero elas chegam ao extremo da insanidade mental, imaginem só culpar um ser subjetivo, será mesmo tão fácil fingir se de louco, do que assumir as próprias cagadas mundanas?
Todo problema tem uma raiz, afirmo esta teoria com muita convicção, pois me baseio na inexorável lei do universo, conhecida com a “lei da causa e efeito”, onde toda ação, gera uma reação!
Implacável, pois esta lei é inerente a todas as coisas vivas deste universo, e principalmente, porque ela atua dentro do conceito da nossa maravilhosa condição do livre arbítrio.
É de conhecimento geral que podemos mentir pra todo mundo, menos para nós mesmos!
Tem muita gente fazendo cagadas atrás da outra, abusando e desperdiçando este maravilhoso direito, depois reclamam do governo, da sociedade, das pessoas, e do próprio deus (é bem verdade que o governo brasileiro, nunca colaborou com a gente).
Vê se eu não tenho razão, acompanhem o meu raciocínio!
As pessoas que estão desempregadas hoje, são porque não se prepararam ontem, as pessoas que ficaram doentes hoje, não se cuidaram, e abusaram de suas saúdes no passado.
Tenho um amigo que faz negócios com pessoas erradas, e nunca se dá bem, a alegação dele é que o mundo está cheio de pessoas más intencionadas.
E em muitos casos, ele se coloca como vítima de tais larápios, o que não concordo, pois a questão fundamental desta realidade, é que ninguém é vitima de ninguém.
Na selva de pedra, assim como na selva animal, não existem más intenções, apenas a sobrevivência falando mais alto.
A luta, é constante e travada entre a vida e a morte, só os mais espertos sobrevivem, e os mais fracos sucumbem.
Da mesma forma que não podemos “xingar” um leão, que mata um veado para garantir a sobrevivência dos seus filhotes, não podemos culpar ninguém de levar vantagens nesta vida, pois é tudo uma “versão” humana, da luta pela própria sobrevivência.
Mas existe um detalhe, por mais que o leão seja um excelente caçador, e totalmente adaptado para matar suas presas, tem dias que ele não consegue nenhuma caça.
Isso acontece, quando ele persegue uma “vitima” bem mais preparada que ele.
Traduzindo para a realidade humana, se nós estivermos com as nossas mentes aguçadas e treinadas, a probabilidade de cair no conto do malandro, será bem menor, do contrário é verdadeiro.
Eu incentivo muito este amigo a leitura, pois ele já passou por muitos golpes e ainda amarga pelas experiências negativas do passado.
Uma ótima leitura faz pela nossa mente, o que uma boa alimentação faz pelo nosso corpo, portanto quanto mais você ler, maior e melhor será a sua visão subjetiva do mundo, e das pessoas que nos cercam.
Será capaz de tomar decisões mais rápidas e precisas, melhorará também a sua capacidade no relacionamento com as outras pessoas, pois pessoas que cultivam o hábito da leitura, tem uma auto compreensão sobre si mesmas, e quem se compreende, consegue compreender qualquer pessoa neste mundo!
Enfim, problemas faz parte das nossas próprias naturezas intrínseca, ela não é depreciativa, muito pelo contrário, se você estiver com uma mente saudável, compreenderá que todos os seus problemas, são como suprimentos energéticos, para dar mais ênfases a sua vida.
E eu te garanto, não é papo de masoquista, sou apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no bolso, mas com muita contas para pagar, e principalmente com muita disposição pela vida!
Paulo RK
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário