Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 28 de janeiro de 2012

Superação pessoal requer tempo!


Então, o fim de semana chegou, e é domingo de madrugada, acabei de chegar da rua, não estou com sono, e nem a fim de ligar a televisão.
Antes de ligar o meu computador, que é a minha janela para o mundo virtual, decido tomar algum liquido quente.
Muito provavelmente, leite acompanhado com um achocolatado, ou mesmo com um tiquinho de café, só para tingir o branco, e contrastar com o sabor predominante.
Pego a xicara grande, e coloco sobre a mesa ao lado da tela, decido abrir o processador de texto, pois a esta hora, será difícil encontrar com alguém online, para conversar.
Esta semana tomei uma decisão muito importante, uma decisão meio complicada e delicada, pois envolvia sentimentos e ressentimentos familiares.
Por que será que é sempre mais difícil resolvermos questões familiares, com mais clareza e praticidade, do que as questões profissionais, em nossas vidas?
Tenho como defeito, justificar os meus atos desprezíveis, sejam elas quais forem, com os atos alheios.
Quando as pessoas são ruins comigo, eu consigo ser pior que elas, pois não aceito que as minhas gentilezas, sejam retribuídas com grosserias.
Esta é a minha opinião pessoal, embora não goste dela, pois ao mesmo tempo que sou convicto sobre a mesma, não gosto de agir negativamente com o mundo, pois sei o quanto isso nos faz mal, e nos faz sentir piores.
Isso reflete a nossa verdadeira identidade e caráter, ao justificar que sou assim com fulano, só porque ela me trata assim ou assado!
Leio constantemente nas escrituras sagradas, que o maior antidoto para o mal é a bondade, quando cultivamos a coisa ruim, justificando a sua existência, estamos na verdade, colaborando para o seu fortalecimento e crescimento, dentro da nossa própria humanidade.
Mas quando eu crio a consciência, de que não preciso ser igualmente desprezível aos outros, e procuro superar as minhas próprias fraquezas, eu estarei colaborando com um mundo melhor.
Mas o mais importante, é o que estou sentido agora ao escrever esta crônica, estou me sentindo bem em relação a mim mesmo.
E isso não tem preço, uma sensação gostosa de superação pessoal, me atrevo até comparar a sensação desta madrugada, quando no dia da minha formatura.
Uma conquista pessoal, uma vitória, um sonho realizado depois de tantas noites mal dormidas ,e tão gostosa quanto a sensação do liquido quente “banhando” as paredes do meu estomago, é ter a convicção de que eu fiz a coisa certa, superando o que achei que nunca conseguiria em toda a minha vida.
Mas é assim, só precisamos dar tempo ao tempo, e não ficar cobrando da gente, atitudes que muito provavelmente ainda não estamos preparados.
Confesso, sofri muito pensando que as coisas poderiam ser diferentes se eu fosse uma pessoa melhor, do que tenho sido ultimamente.
Mas com a minha coragem, e decisão de fazer a diferença em relação ao comportamento alheio, percebi que tem coisas na vida, que não dependem só da gente, é preciso a colaboração de todos.
Pois todos estamos ligados, por uma linha invisível chamada ‘afinidade’, isso explica porque nascemos numa determinada família.
E agora que o sono está chegando vou finalizar e postar esta crônica com a seguinte mensagem:
“As vezes somos muito cruéis com nós mesmos, não precisamos sofrer só porque um irmão ou irmã está sofrendo, por conta de uma “cabeça dura” ou por burrice própria.
A questão, é que se não estamos sabendo ajuda-los de imediato, o próprio tempo e a vida, nos mostrará o caminho a ser seguido!”
É só dar tempo ao tempo, acredite!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário