Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Equilíbrio




Aqui no ocidente as pessoas parece desconhecerem a palavra equilíbrio e dos benefícios que tal realidade traz em nossas vidas, tornando o que é enfadonho numa experiência boa e agradável.
É meio complicado explicar para os ocidentais, baseados em suas crenças que quase sempre são católicas, então para eles o bem sempre estará em conflito com o mau, ou como eles próprios mencionam; ‘deus está lutando contra as forças do mau’, contra o  diabo feitor de muitas coisas ruins, que a humanidade tem sofrido.
E é essa crença que faz toda a diferença na vida de um mortal comum, quem disse que temos que estar em conflito com essas duas realidades, quem disse que temos que conflitar com o oposto, ao invés de equilibrar e coexistir com essas duas realidades?
No entanto sou budista e sei que tal realidade é pura fantasia de quem não quer enxergar verdades por conveniências próprias, preferindo acobertar as suas próprias perversidades e crueldades, culpando um personagem que eles afirmam ser a própria reencarnação do mau.
Sinceramente, desde a antiguidade todas as tragédias e desgraças praticadas contra humanidade, acontecem pelas próprias mãos dos homens, que com tamanha arrogância se intitula “homo sapiens”, supostamente superior às outras espécies deste mundo.
A propósito a religião católica é muito conveniente, eles vivem pregando a palavra de deus, ou o que eles imaginam serem palavras sagradas do divino, quando na prática cometem proezas atrozes contra sua própria humanidade, fazendo pouco caso dos que precisam de suas ajuda.
Então é patético observar um católico ou um crente fervoroso, eles são incoerentes, pois quem acredita em palavras de ensinamentos deve agir de acordo com suas próprias crenças, por exemplo, se afirmo ser budista proferindo palavras bonitas do Buda e não agindo de acordo com o ensinamento do próprio isso faz de mim um hipócrita mentiroso.
Não devo ter créditos ou respeito de quem quer que seja, afinal de contas, de hipocrisias, maldades e falta de coerência, o Brasil e o mundo estão cheios e está afundando por conta dessas pessoas que fala bonito e poucos justificam suas atitudes insanas e cruéis com o próximo.
As minhas palavras não são falsas, percebo na região onde moro, zona leste da cidade de São Paulo, região pobre, onde o povo ainda sofre com muitas dificuldades que poderiam ter sido resolvidas no século passado, se houvesse mais pessoas de bem e conscientes pelos seus próprios direitos, do que pessoas culta e má intencionadas.
Mas infelizmente povo pobre paga pelas suas próprias ignorâncias, pelas suas próprias falta de cultura e falta de interesse por melhores condições de vida, o pobre brasileiro confunde a pobreza, com sujeira, preguiça e com a própria ignorância de não querer saber a verdade de todas as realidades em torno delas mesmas.
Aceitando tudo que os mais espertos muito convenientemente alegam ser o correto, por esta razão não me admiro o povo dar todo o seu dinheiro suado para os “representantes” do divino.
Esse mesmo povo tapado acredita que dando dinheiro pra “deus” ele será multiplicado e o povo enriquecerá de algum modo, pelo simples fato de estar doando, contribuindo com a igreja e com este suposto deus, que eles próprios desconhecem.
O pobre brasileiro confunde pobreza com a ignorância e acredita, em pleno século XXI em milagres, onde os mais espertos criam igrejas, aprendem a falar bonito de forma a comover e convencer tais acéfalos, que facilmente entregam suas riquezas de mãos beijadas.
Explicando o “fenômeno” brasileiro, onde o pobre está cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico!
Um amigo de infância que vive do seu próprio trabalho me surpreendeu novamente, dizendo que não gasta seu “rico” dinheiro com prostitutas, futebol ou em bares, mas gasta todo o seu dinheiro, ou boa parte, dele com jogos de azar, tipo loto fácil.
Outro dia eu o convidei para uma reflexão, disse a ele que está fazendo muito pior, “investindo” em jogos de azares, pois se gastasse com prostitutas, futebol ou em bares pelo menos, teria uma contrapartida do prazer que o dinheiro pode comprar e lhe proporcionar, enquanto o “investimento” dos jogos de azares é uma ilusão, a mesma ilusão dos pobres que procuram nas igrejas  salvações de suas almas, que se sentem perdidas neste planeta.
No caso do meu amigo, ele deixa de fazer o seu gosto, dando de graça, seu suado dinheiro para o governo, mesmo ele criticando o governo brasileiro que nunca fez nada por nós, ele é conivente com tudo que é errado em nosso país, alimentando cobras, e o que é pior deixando de viver a sua própria vida com mais qualidade de vida, que esse dinheiro, que ele dá para o governo, poderia estar lhe proporcionando!
Então falta de bom senso racional, no mesmo tempo que ele critica o governo brasileiro, ele alimenta a cobra, liberando seu dinheiro, por uma ilusão que se quer é verdadeira ou lhe cause algum tipo de prazer, e pelo que vejo está lhe causando mais frustração, pois a cada “investida” não ganha ele fica a lamentar e mais frustrado.
Portanto o brasileiro só está na merda por escolha própria, faltando a eles inteligência, sou pobre de nascença, mas não me permito cometer a ignorância por falta do saber, por esta razão procuro me manter sempre informado, através das mídias eletrônicas, rádios, redes sociais e principalmente com as pessoas que julgo mais instruídas do que eu, mantendo a minha cabeça livre dos preconceitos e sempre aberta às novas possibilidades.
Saiba que nos meios de comunicações em massa, eu me informo, mas são nas pessoas no convívio com elas, que adquiro sabedoria!
Cada pessoa que encontro pelo meu caminho é um motivo para eu aprender com elas, e agregar valores em mim mesmo.
Tive uma boa educação, meus pais nunca embutiram nos filhos sentimentos de preconceitos, então se hoje consigo ver as diferenças como sendo normais, respeitando as, e conseguindo coexistir com todos de boa, foi graças a minha ótima educação que tive de berço.
Por esta razão acredito que tá faltando muito equilíbrio neste mundo, ‘uns com muito e outros com pouco’, não me referindo apenas ao dinheiro ou aos bens materiais, o desequilíbrio também acontecem com a falta de lógica e inteligência comportamental nas pessoas.
Quanto mais pobre mais ignorante são, mais se reproduzem trazendo filhos ao mundo, mesmo vivendo na mais alta precariedade, o brasileiro se reproduz como se fosse ratos.
Alguns outros trabalham por conta própria, mas não dominam seus negócios, fazendo péssimos negócios e amargam por cada prejuízo, e o pior, não sabendo usufruir do próprio dinheiro conquistado, acabam perdendo tudo de mãos beijada pela própria falta de sabedoria no melhor uso que ela própria poderia lhe proporcionar, inclusive para ter mais qualidade de vida.
Paulo RK

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Atemporal






Pra que usar relógios caros, se sou atemporal? (risos)
Sou bem atemporal em relação a minha vida, já fui muito desesperado até me converter ao budismo, descobrindo que tudo na vida é relativo, o tempo e a nossa própria realidade ao nosso redor.
Nem por isso vivo descompromissado com o relógio, artefato utilizado para medirmos o “tempo” para fazermos qualquer coisa neste mundo mundano!
Porque mesmo que eu não me preocupe com o tempo, sei que as pessoas são compromissadas com o tempo delas e eu não tenho direito de atrasa-las, cabendo viver pelas minhas próprias crenças, desde que não atrapalhe ou atropele os direitos das pessoas acreditarem no que elas bem entenderem.
Seria muita loucura da minha parte querer viver fora do contexto temporal criado pela própria humanidade, seria como nadar contra a correnteza como alguns crentes fazem quando deixam de curtir este mundo, vivendo “realidades” convenientemente criadas por eles, e por suas crenças conflitantes, criando um mundo muito pior com todo o resto.
Quando na verdade, todos, deveríamos viver com mais equilíbrio entre as diferenças e coexistir pacificamente, mas esta é outra conversa que reservarei para próxima postagem.
E voltando ao assunto de ser uma pessoa atemporal, menciono tal realidade desta crença, por não ser mais desesperado em conseguir concretizar meus sonhos mundanos neste planeta.
Atualmente, trabalho com prazos com os meus clientes, afinal de contas sei que prazos são importantes, pois demonstra o quanto levamos a sério os compromissos que temos com eles, porque em tempos de vaca louca (Dilma Roussef), tempo é dinheiro e nenhum brasileiro está disposto a perder tempo, todos querem tudo pra ontem!
E é neste ‘tempo’ que eu me refiro, percebi dentro da filosofia budista que não controlamos muita coisa das nossas realidades e o tempo, com certeza é um fator implacável em nossas vidas que não temos controle algum.
O amanhã rapidamente se torna no hoje, por sua vez o hoje se torna no passado num piscar de olhos, além da rapidez com que a vida passa em nossas vidas, tem o fator surpresa, não temos certeza de nada, então não adianta termos pressa nas realizações dos nossos sonhos nesta vida, planejando tudo direitinho, pois de repente tudo que planejamos não sai como gostaríamos que fosse.
Afinal de conta, tudo neste mundo é efêmero e incerto, e muitas das coisas que planejamos não decorrem tal como esboçamos num pedaço de papel, ninguém tem certeza de nada pela própria natureza efêmera.
Observo muitos dos meus amigos que estudaram na faculdade comigo, eles parecem ter pressa pra tudo, tudo em torno do consumismo doentio, do ponto de vista deles eu pareço um retardado, pois não faço tanta questão de ter coisas quanto eles, não na mesma pressa e ganância.
Sou ambicioso, mas não sou ganancioso, eu percebo o quanto eles se acabam antes mesmo do tempo, fazendo das tripas o coração para ostentar carros do ano, apartamentos em locais privilegiados de São Paulo, almoços e jantares caros, roupas caras e viagens nos exterior.
Cada um com seu cada um, mas me dou o direito de critica-los a partir do momento que fazem críticas depreciativas a meu respeito me chamando de re-tar-da-do. (risos)
Detalhe alguns deles ficou careca, de tanta preocupação, ‘suponho’, gastrite nervosa, aparência de pessoas velhas, nome sujo na praça, vivem estressados com suas esposas e com o mundo por não terem o sono dos justos, que eu próprio tenho.
Então eu me pergunto; quem é mesmo o RE-TAR-DA-DO?
Sim sonho em ter um carro bom que me leve em qualquer lugar da minha linda cidade, sonho em morar numa casa confortável sem goteiras como tenho em meu quartinho, sonho usar roupas bonitas para me sentir bonito, sonho em encontrar uma pessoa, que me ame e principalmente me respeite como ser humano e goste de me ter ao seu lado.
Mas que tudo isso aconteça naturalmente como fruto do meu próprio empenho e luta para alcançar tais objetivos, mas para tal vou viver a minha vida um dia de cada vez, não fico desesperado como se fosse morrer amanhã, como alguns “amigos” fazem.
A questão desse pessoal são as crenças, eles acreditam que para ser alguém precisam ter algo, vivendo da ostentação que a mídia impõe em suas mentes limitadas, que para ter sucesso na vida, precisamos TER em detrimento do SER!
Difícil explicar para esse povo; ‘bens de consumo representam a felicidade relativa e ela cessa no momento que conquistamos tais objetos dos desejos’ e efêmeros só vale a pena quando as concretizamos para as nossas próprias felicidades, não para “causar” qualquer sentimentos negativos como a inveja, certa vez um psicólogo amigo meu disse, ‘funkeiros adoram ostentar porque eles próprios são pessoas invejosas’, então acreditam “causar” sofrimentos nos outros quando ostentam qualquer coisa que eles acreditam ser razão pra viver por pura mediocridade deles! (falta de cultura e educação)
O que infelizmente tais pessoas, funkeiros e alguns dos meus amigos não sabem é que a felicidade relativa só vale para o momento e não garante a nossa felicidade durante a nossa permanência neste mundo, o que eles não conhecem é que a verdadeira felicidade reside na sabedoria de valorizarmos o momento em que vivemos e quando “ostentamos” com profunda gratidão a vida pelo dia de hoje e tirar o máximo de proveito que temos com atitudes positivas e nobres com o nosso próximo, fazendo sempre o bem!
Tal felicidade se chama FELICIDADE ABSOLUTA, pois independem das circunstancias externas, e aconteça o que acontecer em nosso entorno nada pode roubar tal verdadeira felicidade, porque ela é contínua e se aprendermos a viver felizes com as nossas próprias condições, nada neste mundo pode nos entristecer.
Lembre se o que o Buda mencionou; ‘todo sofrimento nasce do desejo’!
Então falta muita sabedoria nesse povo que fazem da avareza, ira e estupides o tripé, o suporte principal de suas vidas, explicando porque' muita gente tem tanto (matérias) e não conseguem ser felizes com que “possuem”, vivendo uma vida solitária onde o vazio é quase sempre a sua “essência” predominante e profunda de suas almas.
A falta da sabedoria é tamanha que eles acreditam ser felizes por terem seus brinquedinhos de consumo, abrindo mão da qualidade de suas vidas; de que adianta ter bens materiais se não tiver saúde, disposição e muito menos animo para usufrui-las convertendo todos os seus desejos conquistados na sua própria felicidade neste mundo?
Portanto quando digo ser atemporal, menciono neste sentido, não tenho pressa em ter um carro, que não precisa ser de luxo e do ano, não tenho pressa em encontrar alguém na minha vida, que não precisa ser “linda de morrer”, pois acredito que tudo será natural na minha vida, se eu cumprir com a minha própria missão neste mundo, ‘plantando’ em solo fértil do que chamamos de vida, ele brotará naturalmente.
No entanto não vivo de braços cruzados na fé, acreditando que quem “crer no senhor”,  vai nos prover tudo, só porque acreditamos nisso convenientemente, não se esqueçam, a própria bíblia menciona, faça por onde te ajudarei, então....

Portanto não viva com pressa, não se cobre tanto, mas viva um dia de cada vez, fazendo e buscando sempre o seu melhor, FAZENDO A SUA PARTE e sempre ajudando aqueles que estão necessitando de algo, e nem sempre é dinheiro, às vezes uma boa conversa ou mesmo a sua audição pode fazer a grande diferença na vida de uma pessoa que vive na escuridão.
E se um dia cruzarmos em nossos caminhos não me cobre nada dizendo que o tempo está passando e eu preciso fazer algo na vida, pois como mencionei não sigo o relógio temporal deste mundo, mas sigo a minha própria intuição como o verdadeiro relógio temporal deste insondável e imensurável universo!
Paulo RK


terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Esperança



Nascemos com alguma vocação e até a pessoa descobrir qual é a sua, ele fica vagando no limbo, experimentando de tudo um pouco e ao mesmo tempo se desinteressando por tudo com a mesma velocidade com que escolheu, descobrindo muito rapidamente que não era bem o que queria em sua vida.
Tal condição é típica porque seres humanos são influenciáveis, e por não termos consciência das nossas verdadeiras vocações fazemos determinadas escolhas, baseadas na ‘moda’, só porque todos fazem, fazemos também!
No budismo apreendi a me observar, a escutar as minhas necessidades inerentes de fazer parte de algo muito maior além do que estou acostumado a fazer, colaborando comigo mesmo e ao mesmo tempo buscando um mundo melhor.
Quando novo assistia e lia muitas estórias em quadrinhas de heróis e me identificava com muitos deles, o ‘homem aranha’ era o meu predileto, porque apesar de seus poderes de aranha ele tinha o seu lado humano, fraco e vulnerável.
Foi criado pela avó e vivia o seu próprio drama pessoal e familiar por não ter conhecido seus pais biológicos, mas apesar deste conflito pessoal, ele assumia a condição de salvador da pátria e a despeito dos seus próprios problemas pessoais ele se esforçava em tempo integral para ajudar as pessoas, colaborando com um mundo melhor.
Tem um filme que assisti quando moleque cujo nome não me lembro, só sei que é do diretor americano Steve Spielberg, pois vi seu nome nos letreiros finais, quando liguei a t.v., o filme estava acabando mas acredito que peguei na melhor parte e muito provavelmente tais cenas ficará marcados na minha mente e vida por toda a eternidade.
E como não poderia deixar de ser e no melhor estilo ‘Spielberg’ o filme falava sobre extraterrestres, numa cidadezinha do interior norte americana um OVN caiu, deixando o local, perigosamente radioativo e a população caipira, apesar de assustada estavam curiosas, sem saber dos reais perigos que aquele objeto espacial poderia causar em suas pacatas vidas.
No entanto e a despeito dos perigos da radiação os alienígenas dentro da nave não eram hostis e tinham o poder de ler as mentes e intenções dos humanos, evitando o confronto ou um contato mais direto com os maus intencionados, contudo eles sabiam de alguma forma, que a maldade entre os homens não era um sentimento predominante deste planeta.
Quando uma garotinha acidentalmente se aproximou deles e adquiriu poderes, só não sei foi pela radiação, ou se o poder foi concedido propositadamente pelos extraterrestres, que perceberam nesta garotinha, um coração digno para receber tal capacidade de cura.
Como mencionei anteriormente peguei o filme no finalzinho, quando a menina estava sendo perseguida por um assassino contratado pelos agentes do FBI e pelos próprios agentes.
A menina estava sobre a proteção de um casal que parecia estar sendo controlados pelos ET’s, não tenho muita certeza, eles estavam indo para a rodoviária tomar um ônibus e sair daquela cidade, com o intuito de proteger a menina.
Enfim duas cenas que marcou muito, a primeira quando a garotinha viu no corredor do banheiro uma linda moça, careca e sentada numa cadeira de rodas, estava sem forças e muito triste, ela se aproximou desta moça e muito comovida deu um  sorriso e a abraçou, no instante momento que a menina abraçou a  cadeirante, ela começou a chorar, e seu semblante mudou de aspecto e agora com um vasto sorriso levantou da cadeira  e agradeceu em prantos a sua salvadora.
Neste intervalo o assassino contratado observou uma movimentação no corredor e localizou seu alvo, mas o homem que estava com ela, o seu protetor gritou ‘fuja’ e foi enfrentar o mesmo.
A mulher não titubeou pegou no bracinho da menina e começaram a correr para o lado oposto, enquanto os dois homens se atracavam, infelizmente o assassino levou a melhor matando o  homem protetor. (tristeza)
Continuando a sua perseguição, ele alcançou as suas vítimas e matou friamente a mulher na frente da criança, e apesar dela saber das intenções do assassino a menina não demonstrou medo, muito pelo contrario o encarou com um sorriso no rosto e perguntou se ela poderia abraçar ele, ele meneou a cabeça positivamente e novamente algo aconteceu.
Ao ser abraçado pela criança ele começou a chorar como se fosse um garotinho inocente e perguntou a ela o que ela tinha feito, pois simplesmente a intenção dele de matar se transformou numa necessidade de proteger, colocando a no ônibus e inclusive matando os dois agentes que estavam no encalço deles.
Desde então eu sempre quis ter o poder do homem aranha de ajudar as pessoas e o poder de curar as pessoas como os da menina e assim tirar os sofrimentos daqueles que amo nesta vida, pois os sofrimentos daqueles que amo me faz sofrer por tabela, e assim mudar o mundo para o melhor!
Mas foi em 1999 que mudei o meu conceito (amadurecido) de considerar humanos fracos e patéticos na sua forma, foi com a filosofia budista que aprendi o valor de sermos humanos e sobre os nossos incríveis poderes inerentes da capacidade natural de superação.
Numa das passagens do Sutra Sagrado de Lótus está escrito que o Buda salva as pessoas através das palavras, BINGO!
Foi quando descobri o poder motivacional que as palavras possuem de resgatar da escuridão fundamental (ignorância) uma alma sofredora, e sem quaisquer motivações pela vida.
Despertando em mim a própria consciência do Buda de que também possuía tais poderes naturais de poder curar os males que fazem tanto sofrer as pessoas deste século.
Uma curiosidade, o Buda escreveu sobre os sofrimentos da humanidade setecentos anos atrás e daquela época pra cá em pleno século XXI a humanidade continua a sofrer pelos mesmos motivos, desarmonia familiar, doenças, financeiros e conflitos de personalidades.
Daquela época pra cá o mundo “evoluiu”, a ciência e a tecnologia deram saltos monstruosos rumo à modernidade, no entanto as questões humanas continuam tão primitivas quanto à época dos nossos primórdios, e o homem moderno não consegue viver em harmonia com os da sua própria espécie e muito pior não consegue viver em harmonia consigo mesmo.
E é onde eu entro, cumprindo com o meu papel de herói, descobri a minha vocação de fazer despertar nas pessoas todos os sentimentos bons através das palavras carregadas de carinho e consideração pelo próximo (empatia), motivando as e fazendo despertar nelas esperanças que até então elas próprias desconheciam.
É muito gratificante ouvir das pessoas palavras de gratidão quando elas nos responsabilizam por quem elas são e por tudo que elas realizaram após um longo bate papo, no entanto devo lembrar que o meu papel foi ínfimo na vida delas, eu apenas acionei o botão liga/desliga, apenas mudei, troquei a chave da posição desligado para o ligado, e na verdade foram elas próprias que fizeram por merecer, me escutaram, refletiram e o mais importante, tomaram rédeas de suas próprias vidas.
Descobrindo que elas podem fazer a grande diferença seguindo suas próprias intuições desde que decidam por si mesmas mudar uma condição que lhes desagradam.
O mundo não é ruim e as pessoas não são cruéis, somos nós mesmos os nossos piores inimigos quando ficamos inertes e passiveis perante os obstáculos em nossas vidas.
E agora que descobri recentemente a minha verdadeira vocação estou estudando e me dedicando muito para viver o resto da minha vida como palestrante motivacional, desejo fazer algo que gosto e não me aposentar tendo uma vida medíocre, dentro de uma sala de escritório resolvendo problemas burocráticos de empresas, só para ter dinheiro para pagar contas no final do mês.
Quero colaborar com um mundo melhor ajudando as pessoas, despertando nelas sentimentos bons, como ter esperança em suas próprias vidas e com isso obter mais felicidade na minha vida por quem eu sou e pelas minhas realizações como colaborador de um mundo melhor.