Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Tentando ajudar um amigo gay a manter o emprego

Que foda!
Situações dos nossos cotidianos pode representar um grande desafio para as nossas próprias condições e convicções existenciais.
Recentemente um amigo de mente não tão flexível, me convidou para ajudar a organizar uma quitanda inaugurada recentemente.
Tudo muito normal se não fosse por um detalhe, lembra quando comentei que esse meu amigo não tinha a mente e visões do mundo, flexível?
Pois é!
Ele, meu amigo, um  hetero convicto do tipo machão, não admite de jeito algum  pessoas com opções sexuais liberais, tendo ojeriza, conforme as suas próprias palavras por gays, enfim a questão é que ele contratou um gay, obviamente que ele não tem noção ou ideia, pois se soubesse mandaria o ‘rapaz’ embora sem direito algum, alias nem teria contratado.
Como eu fiquei sabendo que o rapaz é gay?
Foi fácil, ele ficou me olhando estranho, na verdade, você percebe quando as pessoas te olham diferente, mas como sempre falo na vida real e por aqui, não nutro nenhum tipo de preconceito, e aprecio o respeito e a coexistência pacífica entre as diferenças.
As pessoas que me acompanham desde o início do meu blog sabe que eu tenho um dom, o dom das pessoas se abrirem comigo, e falarem tudo sobre as suas vidas.
Se eu fosse uma pessoa ardilosa, poderia gravar tais conversas e usa-las contra as pessoas, mas isso seria desumano e iria contra todos os meus princípios e ideias de vida, sendo e praticando o budismo.
O que aconteceu é que esse rapaz que trabalha para o meu amigo, me confessou ser gay e ter uma quedinha por japas!
Por ser muito brincalhão, agradeci pela sua preferencia, mas percebi que ele não entendeu a minha brincadeira, pois fiz uma cara desconfiada, dizendo AHAMMMMMMMMMMM.
Nos três dias que se seguiram ajudando o meu amigo ‘machão’, percebi que o rapaz ficou meio titubeante comigo, então chamei o de canto e falei com ele.
Disse a ele para relaxar comigo, pois não o denunciaria pelo simples fato de não ter preconceitos e ter muitos amigos gays, e entre outras pessoas discriminadas pela doentia sociedade, em que vivemos.
Ele ficou feliz e disse que iria me adicionar no Facebook, me agradecendo muito, disse que precisava muito daquele emprego.
Esclareci a ele que odeio me definir ou definir as pessoas sem antes conhecer, pois opções sexuais ou profissão, não definem caráter de quem quer que seja.
Novamente sorriu aliviado, e brincou comigo dizendo ter  pensado que eu fosse gay.
Pode uma coisa dessas? (risos)
Mas um comentário do amigo machão, me deixou preocupado em relação ao meu novo amigo gay, na volta para casa e de carona com o meu amigo dono da quitanda, ele me comentou estar desconfiado que o funcionário dele é gay!
MEUUUUU DEUSSSSSSSSSSS!
Coitado do rapaz!
Pensei comigo mesmo, ao mesmo tempo em que fiquei mudo e pálido diante do seu bombástico e nefasto comentário, a questão que me angustiou é que o seu funcionário, precisa do emprego por morar sozinho com a mãe e uma irmãzinha, sendo ele um arrimo de família.
Mas que porra!
Pensei comigo mesmo; em pleno século XXI, ainda existe pessoas que discriminam outras pessoas, pelas suas opções sexuais, raça e credos, absurdo!
Na verdade nem sei o que poderia falar ou fazer para ajudar o rapaz a manter seu emprego, a questão é que o meu amigo machão tem um faro incrível com pessoas enrustidas.
E nem caberá a mim, interferir em seus negócios, pelo menos em referencia a contratação do pessoal para trabalhar com ele, mas confesso que estou muito preocupado, pois apesar do rapaz ser gay, é gente boa, trabalhador e honesto.
 Não me engano com ninguém, tenho uma percepção muito aguçada sobre o caráter e as intenções das pessoas, mas agora um dilema está me tirando o sono; ‘o que posso fazer para ajudar o rapaz gay manter o seu emprego, sem me conflitar com o meu amigo machão convicto’?
Vários pensamentos divagaram dentro da minha mente doentia, e o mais forte, foi à ideia de eu mesmo dar uma surra no meu amigo “machão”, para ele aprender a ser homem e não ficar julgando as pessoas pelas suas opções sexuais, ou quaisquer valores que não definem o caráter de quem quer que seja!
Paulo RK

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Tentando salvar o mundo?

Quando mais novinho, sempre acalentei um sonho; ‘o de salvar o mundo e as pessoas que eu amava e que estavam sofrendo’.
Hoje depois de adulto compreendo que salvar as pessoas e o mundo, pode ser bem simples do que eu, na minha inocência imaginava.
Pois dizem que é humanamente impossível abraçar as causas do mundo e das pessoas que vivem nela.
Mas para começar; ninguém salva quem quer que seja, tendo problemas não solucionados, vocês deve ter ouvido falar que uma pessoa que não consegue manter a sua casa arrumada, raramente conseguirá manter arrumada a casa alheia.
Pois é!
Então como é que ‘euzinho’, poderia salvar o mundo e as pessoas?
Boa pergunta! (risos)
Mas brincadeiras a parte e apesar do assunto ser sério, a solução dos nossos problemas pode ser mais simples do que a nossa vã filosofia possa explicar.
É só observar que você vai compreender, porque é que tem tanta gente no planeta, cheias de problemas e incapazes de resolver o que elas próprias começaram.
Partindo do principio que ‘problemas’ não aparecem do nada, ou seja, assim como as coisas no mundo não brotam do nada, como na geração espontânea, os problemas mundanos são criados a partir das nossas próprias ignorâncias.
E não adianta criar neuras, decidindo não fazer nada nesta vida, a partir do momento que respiramos e vivemos dentro de uma realidade chamada sociedade, sempre estaremos fazendo alguma bosta, que eventualmente entupirá os ralos das nossas vidas, fazendo empacar tudo aquilo que gostaríamos transcender.
Porque na verdade, problemas são frutos dos nossos próprios atos, como o carma que tem as suas próprias consequências, e acredito que ela exista não para nos punir, mas para nos tornar em seres melhores, quando aprendemos com os nossos próprios erros e acertos nesta vida.
Novamente tal reflexão me fortalece a crença de que eu não preciso sofrer mais pelos problemas alheios, porque na verdade é como Niestzche mencionou; ‘o que não te mata fortalece’!
Enquanto vivo, vivemos sempre aprendendo novas lições todos os dias, por esta razão precisamos manter nossas cabeças tão porosas quanto uma esponja, daquelas que usamos para lavar louças.
Não vou enrolar mais, pois assim como eu, todos os meus estimados leitores tem muitos afazeres em seus cotidianos, então prestem atenção, pois vou falar como podemos salvar o mundo e as pessoas que mais amamos! (que toque os tambores)
A resposta é muito simples, SENDO FELIZ!
Pareço contraditório?
Não, não estou sendo!
Eu explico!
Quando buscamos ser feliz e conduzimos as nossas vidas para o que acreditamos ser a felicidade, nos enriquecemos, e se assim fizermos independendo do que aconteça a nossa volta, sempre estaremos do lado das pessoas sofredoras que amamos, e o mais importante, estando bem consigo mesmo, você estará colaborando com um mundo melhor praticando o bem.
Porque é dito no budismo que a revolução de uma única pessoa impulsionará a mudança de toda a história da humanidade.
Então comece a viver a sua vida intensamente, procurando ser feliz em todos os sentidos, mesmo quando tudo parecer dar errado, seja teimoso, busque a sua felicidade onde menos espera encontra-la!
Acredite, se você estiver bem, você saberá ajudar as pessoas que você mais ama, e consequentemente você estará salvando o mundo, fazendo e dando o melhor de si mesmo.
Um beijo a todos que me seguem por aqui (virtual) e das pessoas do  mundo real que de algum modo apreciam a minha literatura!
Paulo RK

domingo, 28 de setembro de 2014

Vai dar tudo certo, confie em mim!

Sabe quando na vida tudo dá errado, e pra completar as pessoas com quem fazemos negócio, quebra o contrato antes mesmo do prazo, nos deixando financeiramente na mão?
Pois é!
Isso me aconteceu recentemente, e confesso, me tirou o sono, e de certa forma me deixou em plena forma física, pois perdi alguns quilinhos. (risos)
Brincadeiras a parte; uma coisa é aconselhar as pessoas que estão passando por algum “perrengue” (situações difíceis) terem calma, pois tudo no final acabará bem, a outra é você mesma estar passando pelo tal do “perrengue”. (risos)
É verdadeiro que nós, ‘administradores’, vivemos a vida nos preparando para tais surpresas desagradáveis, mas por mais “preparado” que você esteja, o fator desagradável não deixa de ser desagradável.
Porque queira ou não, temos que sair da zona de conforto, e buscar novos recursos para refazer o que supostamente estava estabelecido, e funcionando muito bem obrigado.
Tipo, começar do zero, em parte, tais dramas pessoais acontecem porque nós humanos, somos todos acomodados, e por mais preparo técnico ou conhecimentos que possuímos sobre um determinado negócio, que propomos realizar nesta vida, ainda sim preferimos que tudo aconteça conforme os nossos planos.
Então num momento de pânico incontido da minha parte, me lembrei das pessoas que cruzei pelo caminho, pessoas desesperadas por conta de seus negócios, que não saíram conforme o planejado.
O que foi que eu fiz?
Simplesmente, eu os convidei para tomar uma cerveja num boteco qualquer, e novamente os convidei a uma reflexão profunda e melhor, e principalmente a concentrar na solução da mesma, não nos problemas.
Então de repente tudo aquilo que costumo falar para os meus clientes, funcionou perfeitamente para mim mesmo.
Apesar de ter me surpreendido por uma ação alheia, bombástica e irresponsável, tudo que tenho a fazer é tomar as providências cabíveis e resolver tudo que estiver ao meu alcance, e for possível de resolver (obviamente), simples assim!
Agora que tudo está parecendo voltar nos eixos, ou nos seus devidos lugares, estou conseguindo dormir melhor e apreciar melhor todos os fenômenos da vida que acontecem bem ao meu redor, como os simples cair de uma chuva.
Pois acredito que a vida apesar da sua condição efêmera, ela foi feita para ser apreciada nos seus mínimos detalhes, independendo do que nos aconteça.
Porque ‘apreciar’ tem muito haver com as nossas condições atribuladas existenciais, repare na natureza ao seu redor, a vida parece buscar o equilíbrio mesmo em meio a tanto caos, que nós patéticos humanos causamos, neste fascinante e equilibrado mundo e universo.
Particularmente acredito que seja um sinal, um alerta, um aviso, não importa a própria natureza, parece nos afirmar que por mais devastadora que seja a ação de um único ser ignorante, é possível dar a volta por cima e vingar sobre quaisquer condições hostis.
E se você for uma dessas pessoas que está passando por algum “perrengue” na vida, não se “avexe”, vai dar tudo certo, confie em mim, afinal de contas nada nesta vida é eterno, tudo tem o seu começo, meio e fim!
Tanto os sofrimentos quanto as alegrias da vida, são tão efêmeras quanto à própria vida, então simplesmente confie em mim, e faça desta leitura, um bom motivo para sair de casa, se reunir num boteco qualquer, e discutir de forma saudável com todos os teus amigos, e por que não, tirar um sarro do momento mais crucial da tua vida?
De boa!
Problema algum deve ser levado tanto a sério, mas a vida deve ser brindada aconteça o que acontecer, e acredite ou não, as melhores soluções do mundo nasceram da descontração, não de um dramalhão do covarde pessimista, boa sorte!
Paulo RK

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Louvado seja todos os homens de boa vontade aqui na terra!

Vou ser sincero com vocês, sabe o que mais me motiva neste mundo, de tantos conflitos e contrariedades?
As pessoas de boa vontade, acostumado a lidar com todos os tipos de gente, dos mais pobres aos mais ricos que você possa imaginar, reparei que o dinheiro não pode fazer muita coisa quando pessoas tem má vontade com o seu próximo.
Tem rico que é tão miserável que a sua pobreza chega a dar medo até mesmo para um singelo morador de rua, e tem pobre com tanta riqueza espiritual, que nos faz sentir muito bem em sua companhia, e nos conduz a acreditar cada vez mais, que a terra é o próprio paraíso prometido.
Ao refletir sobre tais condições antagônicas, chego à conclusão de que a humanidade tem sofrido por puro capricho.
Tem muita gente que poderia fazer muitas coisas pelo próximo, e não estou falando das “coisas” que necessitem propriamente dito do dinheiro, às vezes um gesto, uma atitude correta ou mesmo uma palavrinha de conforto, fazem a diferença na vida de qualquer mortal comum.
Mas não, pessoas egoístas, acreditam que não precisam fazer absolutamente nada pelo seu próximo, só porque nunca ninguém fez nada por eles.
Então as suas próprias vidas se tornam num impasse, ele não ajuda ninguém e ninguém o ajuda, tornando este mundo num pedacinho de inferno particular, de cada indivíduo que tem como um sonho um mundo melhor.
É bom sonhar, aliás, uma capacidade inerente a todo seres pensantes, no entanto como todas as afirmações mundanas, ela revela mais uma contradição, dentro de muitas outras contradições humanas do ser ou não ser!
Paulo RK